Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Programa de 22 de julho de 2010

A música brasileira causou impactos significativos sobre a produção musical norte-americana em diversos momentos do século XX. Os casos mais notórios são a Bossa Nova e o furacão Carmen Miranda. Outro momento em que nossa música causou bastante impressão e gerou uma série de gravações importantes foi quando os músicos de jazz tomaram conhecimento da obra do Milton Nascimento e de seus colegas do Clube da Esquina. O álbum Native Dancer do saxofonista Wayne Shorter talvez seja o maior exemplo; Sarah Vaughan também gravou três álbuns sensacionais nesse período apenas com composições do melhor da MPB. O destaque no programa de hoje vai para álbum Salt Song que o saxofonista Stanley Turrentine gravou em 1971 para o selo CTI. O disco apresenta duas composições do Milton: Canção do Sal, a Salt Song e Vera Cruz. Vale lembrar que estas duas canções foram consagradas por interpretações da imortal Elis Regina.

O programa iniciará com duas faixas gravadas ainda na década de 40 pelo pianista Errol Gardner: Stompin´ at the Savoy e Penthouse Serenade. Temos John Simmons no contrabaixo e Alvin Stoller na bateria. O crédito pela apresentação destas duas faixas vai para o jornalista Vinicius Coelho que gentilmente cedeu o CD Giants of Jazz – volume 9: Errol Gardner para a produção do programa.

Em seguida, apresentaremos o álbum A swingin´ affair. Gravado por Frank Sinatra em novembro de 1956 em Los Angeles, este disco é um dos pontos altos de sua carreira nesse período. Com arranjos do super maestro Nelson Ridle, ouviremos um punhado de grandes músicos acompanhando a VOZ; destaques para Harry “Sweets” Edison - trompete, Juan Tizol – trombone e Alvin Stoller – bateria. Escolhemos as faixas Night and Day (Cole Porter) e I got plenty o´ nothing (Gershwin Bros. e Du Bose Hayward).



O programa segue com o pianista McCoy Tyner e seu disco Today and Tomorrow. O álbum foi gravado em junho de 1963 para o selo Impulse. Mr. Tyner estava em começo de carreira e este é um dos seus primeiros trabalhos como líder e arranjador. Ele foi acompanhado por Jimmy Garrison no contrabaixo e Tootie Heath na bateria. O trio executará as faixas Autumn Leaves (Jacques Prévert, Joseph Kosma e Johnny Mercer) e When the Sun Gets Blues (Marvin Fisher e Jack Segall).

No momento do Clube do Jazz ouviremos Moonlight in Vernont com o guitarrista Johhny Smith e Easy Leaving com Miles Davis.

O guitarrista Johnny Smith não é muito conhecido do grande público e nesta edição do programa daremos apenas um “gostinho” do seu trabalho, já que na próxima edição do programa ele aparecerá em destaque. Com Johnny Smith ouviremos a canção que dá título ao álbum Moonlight in Vernont (John Blackburn e Karl Suessdorf). O quinteto foi composto por Sanford Gold no piano, Eddie Safranski no contrabaixo, Don Lamond na bateria, Johhny Smith na guitarra e pelo então novato Stan Getz no sax tenor.

Já o outro participante do Clube do Jazz de hoje é muito mais conhecido... ouviremos um quinteto com Elvin Jones na bateria, Teddy Charles no vibrafone, Charles Mingus no contrabaixo, Britt Woodman no trombone e Miles Davis no trompete. O tema apresentado será Easy Living (Leo Robin e Ralph Rainger) que faz parte de um álbum fantástico chamado Blue Moods, lançado em 1955 pelo selo Debut Records. Foi com esse LP que o Miles me ganhou definitivamente...

Chega então, finalmente, o destaque maior do programa: o álbum Salt Song em que o saxofonista Stanley Turrentine abre um espaço muito generoso ao nosso grande Milton Nascimento. As faixas Canção do Sal e Vera Cruz são executadas por um timaço de músicos com destaque para a participação dos brasileiros Eumir Deodato no piano, Sivuca na guitarra, Dom Um Romão e Airto Moreira na percussão. Temos ainda Hubert Laws na flauta, Billy Cobham na bateria e Ron Carter no contrabaixo.



E para encerrar apresentaremos uma gravação Miss Jackie´s Delight feita por um grupo liderado pelo saxofonista Julian Cannonball Aderley. Registro feito em fevereiro de 57 para o álbum Aderley Sophisticated Swing do selo EmArcy contou com a participação do mano Nat Aderley na corneta, Junior Mance no piano, Sam Jones no contrabaixo, Jimmy Cobb na bateria e Cannonball Aderley no sax alto.

O programa Nas Trilhas do Jazz vai ao ar com apoio do FULL JAZZ HOTEL.
 
Se você quiser entrar em contato com produção do programa escreva para mailto:jazzlumen@bol.com.br
 
O programa é exibido sempre às terças e quintas a partir das 22 horas na Lumen FM de Curitiba (99,5). Você também pode ouvir o programa pela internet no endereço http://www.lumenfm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário