Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Programa de 27 de julho de 2010 - trilha sonora do filme Round Midnight

A relação entre o jazz e o cinema tem gerado controvérsias ao longo do tempo. Sempre há os que torcem o nariz aos filmes que utilizam o gênero musical como tema ou “ator” secundário. As críticas normalmente giram em torno da qualidade musical do filme ou da abordagem dada aos músicos, ora tratados como coitadinhos, ora tratados como desajustados. E, de fato, são raros os casos em a filmografia jazzística escapa desses clichês. Mesmo Bird, a cinebiografia de Charlie Parker, realizada pelo admirador e diretor competente Clint Eastwood foi alvo de críticas nesse sentido.

O filme “Round Midnight”, lançado em 1986, passou ao largo desse tipo de polêmica. Realizado pelo diretor francês Bertrand Tavernier o filme conta a história do saxofonista norte-americano Dale Turner em sua última excursão a Paris. Vale ressaltar que o personagem protagonista é fictício, mas baseado na história do pianista Bud Powel. O enredo mostra a amizade que se desenvolve entre Dale e um fã francês que, percebendo a decadência de seu ídolo, tenta de todas as formas ajudá-lo.

cartaz original do filme

Deixando o cinema – de primeira – de lado e falando de música, Round Midnight se destaca pela participação, em primeiríssimo plano de grandes nomes do jazz. A começar pela participação do saxofonista Dexter Gordon dando um show no papel do personagem principal. Pela atuação ele chegou a ser indicado ao prêmio de melhor ator no Globo de Ouro e no Oscar. Mas, se tudo isso já é bom, a trilha sonora é espetacular! O diretor Bertrand Travenier convidou o pianista Herbie Hancock para fazer a direção musical do filme e deu-lhe liberdade total desde que seguisse uma única condição: a de que todas as tomadas fossem feitas ao vivo em uma recriação do clube Blue Note de Paris. Mr. Hancock convidou então a nata dos músicos da época: entre outros Chet Baker, Bobby Hutcherson, Tony Willians, Ron Carter, Freddie Hubbard, John McLaughlin. E assim foi feito e temos então um filme de jazz perfeito com uma trilha sonora – 100% jazz – também perfeita!

Tocaremos três faixas do CD: Body and Soul, Chan´s Song e, com um destaque muito especial, Round Midnight pelo solo vocal de Bobby McFerrin que engana muita gente ao soar como um trompete de forma quase perfeita.

Em Body and Soul (Edward Heyman, Robert Sour, Frank Eyton e Johnny Green) temos Dexter Gordon – sax tenor, Herbie Hancock – piano, Pierre Michelot – contrabaixo, Billy Higgins – bateria e John McLaughlin – guitarra.

Chan´s Song (Stevie Wonder e Herbie Hancock) é interpretada por Herbie Hancock – piano, Ron Carter – contrabaixo, Tony Willians – bateria e Bobby McFerrin. E este mesmo quarteto apresenta a música que dá nome ao filme: Round Midnight (Thelonious Monk e Bernie Hanighen).

Mas o programa tem outras atrações e abre com o saxofonista Gerry Mulligan. Em gravações feitas em Los Angeles, em 29 de janeiro de 1953, o tenteto de Gerry Mulligan foi composto por Chet Baker e Pete Candoli – trompetes, Bob Enevoldsen – trombone de vara, John Graas – flugelhorn, Ray Siegel – tuba, Bud Shank – sax alto, Don Davidson e Gerry Mulligan – sax barítono, Joe Mondragon - contrabaixo e Chico Hamilton – bateria. As faixas apresentadas serão: Walkin´ Shoes, Westwood Walk e Rocker, todas composições de Mr. Mulligan. Este álbum é claramente influenciado pelas gravações lideradas por Miles Davis com a maior parte desses músicos e que seriam lançadas no antológico álbum Birth of the Cool.

Na sequência do programa, cumprindo uma promessa da semana passada, tocaremos mais faixas do álbum Moonlight in Vermont do guitarrista Johnny Smith. O quinteto que participou da gravação foi composto por Sanford Gold no piano, Eddie Safranski no contrabaixo, Don Lamond na bateria, Johhny Smith na guitarra e pelo então novato Stan Getz no sax tenor. Serão apresentadas as faixas: Nice work if you can get it (Gershwin Bros.), Where or when (Richard Rogers e Lorenz Hart) e Moonlight in Vermont (John Blackburn e Karl Suessdorf).

Após o intervalo, teremos o momento do Clube do Jazz. Na edição de hoje apresentaremos What are you doing the rest of your life? com um grupo liderado por Milt Jackson e Easy Leavin´ com John Lewis.

Em What are you doing the rest of your life? (Michel Legrand e A. & M. Bergman) ouviremos Milt Jackson – vibraphone, Freddie Hubbard – flugelhorn, Herbie Hancock – piano, Jay Berliner – guitarra, Ron Carter – contrabaixo, Billy Cobhan – bateria e Ralph MacDonald – percussão. A faixa faz parte do álbum Sunflower, lançado pelo selo CTI em 1973.

John Lewis lidera um quinteto no álbum Grand Encounter onde encontramos a faixa Easy Leavin´ (Leo Robin e Ralph Rainger). O grupo foi composto por Jim Hall – guitarra, Chico Hamilton – bateria, Bill Perkins – sax tenor e Percy Heath – contrabaixo. Gravações em Los Angeles durante o inverno de 1956.

Lembrando que o Clube do Jazz funciona no Full Jazz Bar na rua Silveira Peixoto, 1297 - Batel, em Curitiba.

Full Jazz Bar
.
E encerramos o programa o com a faixa Decision (Sonny Rollins) do álbum Volume 1 do saxofonista Sonny Rollins. Gravado em 16 de dezembro de 1956, o disco contou com as participações de Donald Byrd – trompete, Wynton Kelly – piano, Gene Ramey – contrabaixo, Max Roach – bateria e Sonny Rollins – sax tenor.

O programa Nas Trilhas do Jazz vai ao ar com apoio do FULL JAZZ HOTEL.

O programa é exibido sempre às terças e quintas a partir das 22 horas na Lumen FM de Curitiba (99,5). Você também pode ouvir o programa pela internet no endereço http://www.lumenfm.com.br/

Se você quiser entrar em contato com produção do programa escreva para mailto:jazzlumen@bol.com.br

Um comentário:

  1. Impressionante o solo vocal do Bobby McFerrin. Parece um instrumento de sopro!

    ResponderExcluir