Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Programa de 05 de agosto de 2010

O programa inicia-se com duas faixas da deliciosa trilha sonora do filme Harry Met Sally. O filme é uma daquelas comediazinhas românticas ótimas para dias frios como o de hoje. Aquela história: cobertor, pipoca, um bom filme e uma boa companhia... A trilha sonora do filme não deixa a desejar, pois ficou sob a responsabilidade do pianista e cantor Harry Connick Jr. e ele não decepcionou. As onze faixas do disco tem arranjos que nos permitem apreciar o talento de Mr. Connick como cantor e pianista. Um disco delicioso e separamos duas faixas para apresentar no programa: Love is here to stay (Gershwin Bros.) e I could write a book (Lorenz Hart e Richard Rogers). A se lamentar que a edição nacional do CD não traga a ficha técnica da gravação, portanto não há detalhes sobre os arranjos e músicos que participaram.


Cartaz do filme When Harry Met Sally

O programa segue com o álbum The artistry of Freddie Hubbard. Gravado em julho de 1962 para o selo Impulse, o disco apresenta o trompetista ainda em começo de carreira, mas já mostrando todo o talento que o consagraria com um dos grandes músicos da segunda metade do século XX. Selecionamos a clássica Summertime (Gershwin Bros. & Du Bose Hayward) e Happy Times (Freddie Hubbard). O quinteto que acompanhou o trompete de Freddie Hubbard reuniu Curtis Fuller – trombone, John Gilmore – sax tenor, Tommy Flanagan – piano, Art Davis – contrabaixo e Louis Hayes – bateria.

No Momento do Clube do Jazz apresentaremos o guitarrista Jim Hall e o registro do encontro de outro guitarrista Wes Montgomery com Milt Jackson.

O tema Two´s blues (Jim Hall) pertence a um dos raros álbuns liderados pelo guitarrista Jim Hall disponíveis no mercado. O fato de ter atuado como sideman na maior parte de suas gravações dificulta que se encontre com facilidade discos do ótimo guitarrista. O CD que tocaremos no programa chama-se Concierto e foi gravado em 1975 para o selo CTI. Tocaram com Mr. Hall Roland Hanna – piano, Ron Carter – contrabaixo, Steve Gadd – bateria, Chet Baker – trompete e Paul Desmond – sax alto. Não dá para pedir mais; timaço de músicos que garante boa música!

A delicadeza e a sensibilidade são características comuns dos grandes Milt Jackson e Wes Montgomery registradas no álbum Bags meets Wes! gravado em 1961 pelo selo Riverside. Destacamos a faixa Delilah (Victor Young) que contou com a participação de Milt Jackson – vibrafone, Wes Montgomery – guitarra, Wynton Kelly – piano, Sam Jones – contrabaixo e Philly Joe Jones – bateria.

A família Marsalis já entrou para a história do jazz tanto do século XX, quando do atual. Hoje tocaremos no programa o álbum Whistle Stop do chefe do clã, o pianista Ellis Marsalis. Do CD gravado em 2003 para o selo Columbia exibiremos os temas Dee Wee (J. Black) e A moment alone (Ellis Marsalis). Acompanham “papai” Marsalis seu filho Branford Marsalis – saxofone, Robert Hurst – contrabaixo, Jeff “Tain” Watts – bateria. A participação dos filhos do Ellis Marsalis também incluem Jason tocando bateria em outras faixas do disco, bem como Delfeayo, que é trombonista, responsável pela produção do álbum.

E para encerrar bem o programa tocaremos Cool Struttin´ (Sonny Clark) com o pianista Sonny Clark. O disco é bom, bem bom, considerado há algum tempo como um dos 25 clássicos do Selo Blue Note. A capa também é sensacional, elegante demais! Participaram da gravação do álbum Cool Struttin´ Art Farmer – trompete, Jackie McLean- sax alto, Paul Chambers – contrabaixo, Philly Joe Jones – bateria e, claro, Sonny Clark ao piano.


Capa do álbum Cool Struttin´


O programa Nas Trilhas do Jazz vai ao ar toda terça e toda quinta às 10 da noite na Lumen FM (99,5) em Curitiba. É possível ouvir o programa pela Internet no site: http://www.lumenfm.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário