Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Programa de 20 de agosto de 2010

O programa inicia-se apresentando a homenagem que Louis Armstrong gravou em 1954 para W. C. Handy – o pai do blues. Antes de falarmos do disco, uma palavrinha a respeito de Mr. Handy.

Mestre Handy

Filho de um pastor em uma pequena cidade do estado do Alabama nos EUA, Willian Christopher Handy foi ele mesmo um homem profundamente religioso. Teve a oportunidade de estudar e preparou-se para ser professor, mas desistiu quando descobriu que a carreira – vejam só! – pagava muito mal. Decidiu-se, então, pela profissão de músico e esta decisão mudou a história da música popular do século XX em todo o mundo. Se não necessariamente foi o inventor do blues – isto não existe – ele foi o principal responsável para que o gênero assumisse o formato que iria influenciar a grande maioria das correntes musicais nos EUA – e, por conseqüência, do mundo. Como excursionava, compunha com assiduidade e preocupava-se em registrar suas composições, W. C. Handy tornou-se uma espécie de embaixador do blues por todo o território estadunidense. Mais tarde criou uma gravadora especializada em blues e... bem, o resto é história. Dentre as várias composições que compôs e que se tornaram célebres destacam-se, sem dúvida, Memphis Blues e St. Louis Blues.

E são estas duas composições que tocaremos no programa em versões espetaculares de Louis Armstrong. O LP gravado em 1954 para o selo Columbia apresentava originalmente onze faixas (o CD lançado em 1997 traz mais cinco bônus tracks) das quais se destacam, claro, as que apresentaremos no programa. O album chama-se Louis Armstrong plays W. C. Handy e tem o subtítulo de “The Father of the Blues interpreted by the master of jazz trumpet and jazz singing”. É muito bom! O grupo que acompanhou Satchmo foi composto por Trummy Young – trombone, Barney Bigard – clarinete, Billy Kyle – piano, Arvell Shaw – contrabaixo, Barret Deems – bateria e, com um destaque muito especial – vocais de Velma Middleton. Dentro da mesmo proposta, mas homenageando Fats Waller, há o álbum Satch plays Fats que programaremos em breve Nas Trilhas do Jazz.

O programa segue com a apresentação de outro álbum muito especial: o CD Nonada formado por um super grupo de músicos brasileiros: Rodolfo Stroeter – contrabaixo, Tutty Moreno – bateria, Nailor Proveta – sax alto e clarinete, André Mehmari – piano, Teco Cardoso – saxes e flautas. Este timaço de músicos, compositores, arranjadores, participa a muito tempo de tudo de bom que acontece em termos de música de QUALIDADE no Brasil. As músicas para o álbum foram gravadas entre outubro de 2004 e março de 2005 e lançadas pelo selo Biscoito Fino em 2008. É um daqueles discos que é melhor ouvir do que tentar qualquer explicação. Então vamos à música; tocaremos no programa É de lei (Baden Powel e Paulo César Pinheiro) e Feijão com Arroz (Joyce) com a participação muito especial da autora fazendo vocalizes. O CD tem ainda composições de Moacir Santos, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Hermeto Pascoal. É um disco muito especial, conforme você vai poder conferir no programa.

Capa do CD Nonada



Continuaremos muito bem após o intervalo tocando o CD Base&Brass do saxofonista francês, radicado no Brasil, Idriss Boudrioua. Idriss é um daqueles casos de estrangeiros que vem ao Brasil e se apaixonam pela terra, pelo povo e pela música e resolvem ficar por aqui. Há quase vinte anos no país, o saxofonista tem um trabalho artístico consolidado e reconhecido nos dois lados do Atlântico. As faixas Je me souviens de Wes e West Coast, ambas composições de Idriss, foram gravadas em 2006 e lançadas em produção independente. Independente e de excelente qualidade! Participou das gravações, como seria de se esperar, um grande grupo de músicos: Dario Galante – piano, Marcelo Martins – sax tenor, Aldivas Ayres – trombone, Jessé Sadoc – trompete, Rafael Barata – bateria e Idriss Boudrioua – sax alto. O trabalho do Idriss é de PRIMEIRA, escute o programa e ... en profiter.


Capa do CD Base & Brass do saxofonista Idriss Boudrioua


E para manter o nível do programa em sax alto, apresentaremos o CD African Waltz do saxofonista norte-americano Julian Cannonball Aderley. O trabalho de 1961 é um dos mais importantes da carreira desse grande músico. Reunindo uma orquestra onde se destacavam nos trompetes seu irmão Nat, Clark Terry e Joe Newman, Oliver Nelson – sax tenor, George Dorsey – flauta Arthur Clarke – sax barítono, Jimmy Cleveland, Arnett Sparrow – trombones, Don Butterfield – tuba!, Wynton Kelly – piano, Sam Jones – contrabaixo, Charlie Persip – bateria e Ray Barreto – percussão. Destacaremos os temas West Coast Blues e Blue Brass Groove, ambas composições de Mr. Cannonball.

O programa Nas Trilhas do Jazz vai ao ar todas as terças e quintas-feiras às 22h00 pela Lumen FM (99,5) de Curitiba. Dá para ouvir pela internet no endereço http://www.lumenfm.com.br/

Se você quiser entrar em contato com a produção do programa, escreva para jazzlumen@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário