Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Programa de 14 de setembro de 2010

No mundo do jazz há vários músicos que se destacam também como compositores e nesta categoria, sem dúvida, temos Benny Golson. Além de ter sido um saxofonista acima da média, ele também  foi autor de alguns dos maiores clássicos do gênero. Começaremos o programa de hoje com duas de suas composições mais gravadas e conhecidas: Killer Joe e I remember Clifford.

As faixas estão na coletânea The Jazztet, lançada em 1993 pelo selo Charly Records. Em gravações realizadas em fevereiro de 1960 reuniu-se um timaço de músicos para acompanhar o sax tenor de Benny Golson e o trompete de Art Farmer – os dois líderes do Jazztet: tivemos Curtis Fuller – trombone; Addison Farmer – contrabaixo, McCoy Tyner – piano e Lex Humphries – bateria.

Não muito conhecido do grande público, Bruce Barth é um dos maiores pianistas a atualidade. Apesar de atuar mais como acompanhante (sideman), ele possui dez álbuns como líder e, dos que eu conheço, todos são excelentes. No programa desta terça-feira apresentaremos o registro de uma apresentação que o trio de Mr. Barth realizou em 2002 no Village Vanguard, que é um clube de jazz com mais de 75 anos em Manhattan, Nova Iorque. Tocar no Village é sinal de qualidade! E é isto que você poderá conferir nas faixas do álbum Bruce Barth Live at The Village Vanguard. Tocaremos Little Dilly (B. Barth) e In the still of the night (Cole Porter). Acompanharam o piano de Bruce Barth, Ugonna Okegwo – contrabaixo e Al Foster – bateria. O álbum é um lançamento do selo MaxJazz.


O Village

O bloco seguinte do programa apresenta o encontro de dois dos maiores nomes do jazz: Frank Sinatra e Count Basie. O disco, gravado em 1962, é um marco na discografia do gênero e, mais importante, uma delícia de escutar! “Eu esperei vinte anos por esse momento”, declarou Mr. Sinatra antes de entrar no estúdio para iniciar as gravações. Você poderá conferir o resultado nas faixas My kind of girl (Leroy Bricusse) e Learning the blues (Dolores Vicki SIlvers). A Count Basie Band contou com a participação de Thad Jones, F.P. Ricard, Sonny Cohn, Albert Aarons, Al Porcino – trompetes; Henry Coker, Rufus Wagner, Benny Powell – trombones; Marshall Royal, Frank Foster, Eric Dixon, Frank Wess, Charlie Fowlkes – saxofones, Buddy Catlett – contrabaixo, Freddie Green – guitarra e Sonny Payne – bateria. Claro: o piano do conde Basie e a VOZ de Frank Sinatra. O álbum chama-se Sinatra-Basie, an historic musical first. Foi lançado em 1962 pelo selo Reprise Records.


A Voz e o Conde

Na sequência do programa apresentaremos o CD do baixista brasileiro Paulo Dantas de Almeida. O álbum independente foi gravado em 2004 e tocaremos os temas: Nonas e Internamente, ambos de autoria de Paulo. Um trabalho delicado que vale a pena ser ouvido. Quem acompanha o PDA no disco são os músicos Marco Rupe - clarinete/sax alto, De Paula - saxes baritono e tenor, Jeferson Victor - trompete e flugel, Paulo Esteves - teclado, Fernando Pereira - bateria.

E encerraremos o programa com o álbum Demon´s Dance do saxofonista Jackie McLean. As gravações foram realizadas em dezembro de 1967, mas o LP só foi lançado pelo selo Blue Note em 1970. Destacaremos as faixas Toyland (Cal Massey) e Sweet Love of Mine (Woody Shaw). Participaram das gravações Woody Shaw – trompete, Lamont Johnson – piano, Scott Holt – contrabaixo, Jack DeJohnette – bateria e Jackie McLean – sax alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário