Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Programa de 05 de outubro de 2010

Começamos o programa dessa terça-feira apresentando o álbum Free to Be do saxofonista Donald Harrison. O CD foi lançado em 1999 pelo selo Impulse e tem como destaque a participação de dois grandes pianistas Mulgrew Miller e Andrew Adair. As faixas que escolhemos foram Mr. Cool Breeze (D. Harrison) e Blue Rose (Duke Ellington). Na primeira participaram da gravação Rodney Jones – guitarra, Andrew Adair – piano, Reuben Rogers – contrabaixo, John Lamkim – bateria e José Claussel – percussão. Em Blue Rose tivemos Mulgrew Miller – piano, Christian McBride – contrabaixo, Carl Allen – bateria. Em ambas as faixas Donald Harrison tocou sax alto.

Em seguida tocamos o mais recente trabalho do saxofonista Branford Marsalis chamado Metamorphosen, lançado em 2009 pelo selo Marsalis Music. A formação que participou da gravação do disco Joey Calderazzo – piano, Eric Revis – contrabaixo, Jeff “Tain” Watts – bateria com Branford respondendo pelos saxes já trabalha junto há mais de 10 anos e o disco é uma espécie de comemoração à longevidade do grupo. Tocamos as faixas The Blossom of Parting (Joey Calderazzo) e Jabberwocky (B. Marsalis).

Após o intervalo demos destaque ao álbum Equilibrium do guitarrista brasileiro João Castilho. A música do disco, de produção independente, tem uma pegada instrumental que mistura jazz com elementos da música brasileira e soa bastante contemporânea. Tocamos os temas Zix e Equilibrium ambas compostas pelo João. Em Zix participaram da gravação Alexander Leley – guitarra, Hamleto Stamato – teclados, Marcelo Mariano – contrabaixo, Firmino - percussão e João Viana – bateria. Em Equilibrium participaram Jessé Sadoc – trompete, Marco Brito e Glauton Campello – teclados, Ciro Cruz – contrabaixo, Paulo Massa – bateria e Marcos Amma – percussão.

Miles Davis em uma das sensacionais fotos que estão na capa do álbum Tutu
Nos anos 80 pessoas e instituições do mundo engajaram-se numa campanha de condenação ao regime do apartheid. Miles Davis que nunca deixou de participar das causas que considerava justa, ainda mais caso tratassem de questões de discriminação aos povos negros, lançou em 1986 um disco em que homenageava um dos líderes da resistência ao odioso regime, o reverendo Desmond Tutu. O álbum Tutu apresentava uma sequência musical ao disco anterior You´re under arrest com instrumentação elétrica e muito suingue. Destacamos para você ouvir no programa as faixas Backyard Ritual e Full Nelson, ambas composições de Miles. Uma característica interessante do álbum é que o contrabaixista toca praticamente todos nos instrumentos e sintetizadores. Temos em Backyard Ritual as participações do percussionista brasileiro Paulinho da Costa e o trompete de George Duke. O disco foi lançado pelo selo Warner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário