Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Programa de 19 de outubro de 2010

Miles Davis, John Coltrane, Dave Brubeck, Chet Baker, Charlie Parker, Bill Evans… a maioria dos nomes conhecidos do mundo do jazz ou sopra ou tecla seu instrumento. Mas como no mundo real, o mundo do jazz tem seus “soldados desconhecidos”. O que seria das grandes estrelas sem uma sessão rítmica competente? O que seria do jazz sem bateristas como Tony Willians, Elvin Jones ou Art Blakey? O que seria do jazz sem contrabaixistas como Ron Carter, Ray Brown ou Charles Mingus? E como seria a história do jazz sem uma cozinha formada por Philly Joe Jones e Paul Chambers? Não teríamos, por exemplo, discos como Round About Midnight e Cookin` entre tantos outros ...

Paul Chambers
O programa de hoje apresenta o trabalho como líder do contrabaixista Paul Chambers. Tocaremos o álbum Quintet,gravado em maio de 1957 para o selo Blue Note. Contando com a participação de Donald Byrd – trompete, Clifford Jordan – sax tenor, Tommy Flanagan – piano e Elvin Jones – bateria Paul Chambers gravou seis temas, dois deles de sua autoria: Beauteous e The Hand of Love. E serão estas duas faixas que apresentaremos.

O casal Patti Cathcart e Tuck Andress forma uma das duplas mais interessantes da cena jazz dos últimos vinte anos. A combinação da voz forte de Patti com a guitarra esperta de Tuck rendeu uma série de discos muito agradáveis de ouvir. Destacaremos no programa o álbum Paradise Found, gravado em 1998, e que comemorou vinte anos de carreira da dupla Tuck& Patti. Você ouvirá os temas Lembranças e Forgiveness, ambas de autoria da cantora. Na faixa Lembranças teremos a participação de David Frazier – percussão e Mark Miller – sax tenor. O CD foi lançado pelo selo Windham Hill.

Após o intervalo, ouviremos o CD Sambolero com o João Donato Trio. Lançado neste ano pelo selo Dubas, o disco registra o trabalho do genial pianista acreano com Robertinho Silva – bateria e Luis Alves – contrabaixo. Destacaremos as faixas Bananeira e Quem diz que sabe ambas de João Donato. Vale lembrar que Sidinho participa na percussão.

Capa do CD Sambolero
A sequência do programa fica por conta do trabalho feito pela cantora Dee Dee Bridgewater acompanhada da The Hollywood Bowl Orchestra sobre a obras de Duke Ellington. O CD chama-se Prelude to a Kiss – the Duke Ellington Álbum e conta ainda com a participação de Cyrus Chesnut – piano, Steve Turre – trombone, Charles McPherson – sax alto, Ira Colleman – contrabaixo e Jeff Hamilton – bateria. Do disco, lançado em 1996 pelo selo Phillips, tocaremos os temas Blip Blip e I´m Beggining to See the Light. Nesta teremos a participação sempre especial de Wynton Marsalis no trompete.

E para encerrar destacaremos o álbum New Star on the Horizon do trompetista Clifford Brown. O disco foi gravado em Nova Iorque em agosto de 1953 e reuniu um timaço composto por Gigi Gryce – sax alto, Charlie Rouse – sax tenor, John Lewis – piano, Art Blakey – bateria e Percy Heath – contrabaixo. Tocaremos Hymn of the Orient (Gigi Gryce) e Minor Mood (C. Brown).


Jazz assim, só tem na Lumen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário