Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Programa de 28 de outubro de 2010

O programa abre com o CD Foreststorm do baterista Chico Hamilton. O álbum foi lançado em 2001 pelo selo Sun Records e conta com a participação de Erik Lawrence – sax alto, soprano e flauta, Paul Ramsey – contrabaixo, Cary DeNigris – guitarra e Ewan Schwan – sax tenor. Das 14 faixas que compõem o disco, selecionamos Foreststorm e That Boy With That Long Hair ambas de Chico Hamilton. Uma curiosidade deste álbum é a participação de Charlie Watts – baterista dos Rolling Stones – em duas faixas; em outra edição do programa mostraremos essas músicas.

Lena Horn manteve uma posição de destaque show business norte americano por mais de quatro décadas. Bela e elegante desafiou preconceitos atuando no rádio, TV, teatro, cinema e, além disso, gravando bons discos de jazz. Você vai poder conferir nas faixas Never on Sundays (Manos Hadjdakis e Billy Towne) e Hello Young Lovers (Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II). As faixas fazem parte da coletânea The Best of Lena Horne lançada pela CURB Records.
 
Lena Horne - UAU!

Fechando a primeira parte do programa mostraremos o CD Katewalk do saxofonista Lew Del Gatto. Gravado em setembro de 1997 para o selo Naxos Jazz, o álbum mostra o trabalho dos músicos Joe Cohn – guitarra, Ron Feuer – piano e teclados, Chip Jackson – contrabaixo, Victor Lewis – bateria e ainda como participação muito especial o trombonista Steve Turre e o trompetista Randy Brecker. Apresentaremos as faixas Ain´t Too Hip (To Hip Hop) e And Friends ambas de Lew Del Gatto.

O trompetista Wallace Roney foi saudado por Miles Davis como uma das grandes promessas do instrumento no início dos anos 90. A previsão se confirmou e o músico da Filadélfia é atualmente um dos grandes nomes da cena jazz. Em 1994 ele gravou um álbum com forte influenciada da música brasileira; você vai poder conferir o resultado na interpretação da composição de Egberto Gismonti Memória e Fado. Também apresentaremos Muerte do argentino Astor Piazzolla. Dois gênios da música sul americana tocados por nomes como Gari Allen – piano, Clarence Seay – contrabaixo, Eric Allen – bateria, Valtinho Anastácio e Steve Barrios – percussão. O CD chama-se Mistérios e foi lançado pelo selo Warner.

Capa do álbum Blue Spirits - meu primeiro disco de jazz
E para encerrar o programa, tocaremos a faixa que dá título ao primeiro disco de jazz que comprei. Tratava-se do LP Blue Spirits do trompetista Freddie Hubbard que assina o tema. Dei sorte porque o álbum é MUITO BOM. Você vai poder conferir a interpretação de grandes músicos como Joe Henderson – sax alto, Kiani Zawadi – eufônio (uma espécie de tuba), Harold Mabern Jr. – piano, Larry Ridley – contrabaixo, Clifford Jarvis – bateria e Big Black (!) – conga. Preste atenção na belíssima participação de James Spaulding na flauta.

2 comentários:

  1. Olá Maurício. Estou muito contente por ser eu o sorteado para ganhar o CD da Diana Krall, de quem sou grande admirador. Gosto muito do programa e estou sempre ligado nas Trilhas do Jazz. Meu e-mail é criacao@datamaker.com.br. Muito obrigado, Luiz Renato Roble

    ResponderExcluir