Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Programa de 16 novembro de 2010

Uma dos nomes que mais gera polêmica na cena jazz é o do guitarrista e cantor George Benson. Dono de talento inegável, Mr. Benson fez uma escolha clara em sua carreira: ainda durante os anos 60, deixou a linha do jazz mais tradicional e optou por fazer música de maior apelo comercial. A opção foi radicalizada na década seguinte, o que ocasionou o surgimento de um grande número de fãs e também de críticos e puristas com o nariz torcido. Certo ou errado nas suas escolhas (você decide!), o fato é que a música feita pelo guitarrista continua sendo admirada no mundo todo.

George Benson e umas maritacas na capa do álbum In Flight
Tocaremos no programa de hoje um disco de 1976 - George Benson in Flight, onde - em minha modestíssima opinião, Mr. Benson consegue equilibrar sua música na frágil fronteira entre o pop e a música de qualidade, entre o bom gosto e kitch. O álbum reune um excelente grupo de músicos como Ronnie Foster - teclados, Phil Upchurch - guitarra base, o argentino Jorge Dalto - piano acústico, Stanley Banks - contrabaixo, Harvey Mason - bateria e Ralph MacDonald - percussão. Você escutará The Wind and I (Ronnie Foster) e Valdez in the Country (Donny Hahaway). O disco foi lançado pelo selo Warner.

O álbum Exile and Discovery, do selo Naxos Jazz, é o registro do trabalho de estréia como lider do saxofonista Donny McCaslin. Este ex aluno da prestigiada Berklee School of Music consegue percorrer vários estilos do jazz com competência e criatividade. Gravado ao vivo em novembro de 1997 o disco conta com as participações de Billy Drummond - bateria, Ugonna Okegwo - contrabaixo e Bruce Barth - piano. Aliás, este pianista é para mim um dos melhores da atualidade; preste atenção na sua tocada. Você ouvirá as faixas Mountain Mama (D. McCaslin) e Isfahan (Duke Ellington e Billy Strayhorn)

Após o intervalo teremos o prazer de apresentar o trabalho da pianista e cantora brasileira Eliane Elias. Paulista filha de mãe pianista clássica, desde cedo Eliane se envolveu com os estudos do piano. Contrariando a tradição familiar enveredou pelos caminhos da Bossa Nova e do jazz; uma decisão comemorada por todos. Após participar de um grupo que acompanhava a dupla Toquinho e Vinícius decidiu tentar carreira nos EUA em 1981. Desde então só tem colhido reconhecimento pelo trabalho e sucesso nos circuítos da boa música. Entre tantos destaques foi a primeira mulher instrumentista a ter sua foto estampada na capa da prestigiada revista de jazz Down Beat. Também já recebeu inúmeros prêmios em todo o hemisfério norte.

Capa do CD Dreamer da pianista brasileira Eliane Elias
Bela mulher Eliane, acima de tudo, faz grande música Você poderá conferir isto nos temas Baubles, Bangles and Beads (George Forrester, Robert Wright) e Samba de Verão (Marcos e Paulo Sérgio Vale). As faixas fazem parte do álbum Dreamer que foi lançado pelo selo Blue Bird em 2004. Tocam no álbum Oscar Castro Neves - violão, Paulo Braga - bateria e o maridão Marc Johnson - contrabaixo.

No quarto bloco do programa destacaremos o trabalho do baterista Brian Blade. Lançado em 2000 pelo selo Blue Note, Perceptual é um álbum conceitual que trata do episósdio do tiroteio na Heath High Scholl e, incrível, nem por isso é chato. Longe disto é muito bom conforme você poderá verificar nas faixas Crooked Creek e Perceptual, ambas de autoria de Mr. Blade. Seu grupo, o Brian Blade Fellowship foi composto pelos músicos Melvin Butler - sax ternor e soprano, John Cowherd - teclados, Dave Easley - guitarra, Kurt Rosenwinkel - guitarra, Christopher Thomas - contrabaixo, Myron Walden - sax alto e clarineta e Brian Blade - bateria e percussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário