Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Programa de 04 de novembro de 2010

O programa começa com três clássicos do repertório da música popular norte americana na voz da grande Sarah Vaughan. Você ouvirá They Can't Take That Away From Me (Gershwin Bros.), Nice Work if You Can Get It (Gershwin Bros.) e Prelude to a Kiss (Duke Ellington). As faixas fazem parte de uma coletânea chamada The Great American Songbook, lançada em 2007 pelo selo inglês Not Now Music. As faixas foram gravadas entre 1954 e 56 para o selo Mercury.

Sarah Vaughan nos anos 50. Totalmente demais!

Você sabia que a Sarah Vaughan (pronuncia-se vô aan) é considerada uma das três maiores cantoras de jazz de todos os tempos? E sabia que ela foi descoberta em um concurso de calouros no Apollo Theater no Harlem em Nova Iorque? Sobre a Sassy há muito mais histórias para se contar; devagar vamos contando...

O programa terá sequência com dois temas ligados a um filme que é marcante para a cultura brasileira e para a música norte americana. Sério! Estou escrevendo sobre o filme O Orfeu do Carnaval do diretor francês Marcel Camus. O roteiro foi baseado em uma peça escrita por Vinícuis de Moraes, e teve música composta por Luís Bonfá e Tom Jobim. O filme acabou premiado com a Palma de Ouro em Cannes e foi exibido nos Estados Unidos. Europeus e norte americanos ficaram aturdidos com a trilha sonora do filme e daí passaram a se interessar pela música feita pelos meninos do Rio.

Capa de uma das edições da trilha sonora do filme Orfeu do Carnaval
 Pois bem, alguns anos depois, em 1963, o saxofonista Paul Desmond gravou o álbum Take Ten e incluiu as canções The Theme from Black Orpheus (Luis Bonfá, Antonio Maria e Luigi Creatore) e Samba de Orfeu (Luis Bonfá). Acompanharam o sax alto de Paul Desmond os músicos Gene Cherico - contrabaixo, Connie Kay - bateria e, em participação muito especial, Jim Hall - guitarra. O álbum foi lançado pelo selo RCA Victor.

Pouco conhecido no Brasil o saxofonista ternor Warne Marsh teve destaque na cena jazz norte americana durante os anos 50. Começou sua carreira em meados da década de 40 tocando no grupo liderado pelo pianista e compositor Hoagy Carmichael, encontrou seu caminho musical trabalhando com o pianista Lennie Tristano na década seguinte e, durante os anos 70 juntou-se ao grupo SuperSax. Você vai conhecer um pouco do trabalho de Warne Marsh conforme registrado no álbum Jazz of Two Cities pelo selo Imperial em 1956. Selecionamos as faixas Smog Eyes(Ted Brown) e Ear Conditioning (Ronnie Ball). Acompanharam Mr. Marsh Ted Brown - sax tenor, Ronnie Ball - piano, George Tucker - contrabaixo e Jeff Morton - bateria.
 
O pianista, compositor, arranjador brasileiro Mozar Terra (1950-2006) tocou com diversos artistas de renome entre eles Caetano Veloso, Joyce e Lúcio Alves. Morou e trabalhou na Europa por durante vários anos. De volta ao Brasil participou de diversos grupos instrumentais. Em 2001 lançou pelo selo Núcleo Contemporâneo o CD Caderno de Composição. Disco muito bom que conta com a participação de grandes nomes da música instrumental brasileira. Tocaremos no programa as faixas Ascenção e Mestiça, ambas de Mozar. Em Ascenção você ouvirá Rodolfo Stroeter - baixo acústico, Tutty Moreno - bateria, Teco Cardoso - sax barítono, François - trombone, Roberto Sion - sax tenor e Walmir Gil - trompete. Em Mestiça teremos o mesmo grupo com Teco Cardoso tocando flauta em sol e Roberto Sion flauta. Música de primeira!

Capa do CD Caderno de Composições de Mozar Terra
Theolonius Monk é uma das figuras mais originais da história da música do século XX. A sonoridade peculiar do seu piano, as composições que fugiam dos padrões e mesmo seus chapéus marcaram o ambiente do jazz durante muitos anos. Para encerrar o programa você ouvirá um de seus trabalhos mais importantes: o álbum Straight, No Chaser - lançado em 1967 pelo selo Columbia Jazz. Tocando acompanhado do companheiro inseparável Charlie Rouse - sax tenor, de Larry Gales - contrabaixo e Ben Riley - bateria, Mr. Monk gravou Between the Devil and the Deep Blue Sea (Harold Arlen) e Lokomotive (T. Monk), que mostraremos no último bloco do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário