Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Programa de 23 de dezembro de 2010

Natalie Cole é uma cantora especial. Afinadíssima ela trabalha um repertório de muito bom gosto em que o jazz ocupa um lugar especial. Apresentaremos no programa desta quinta-feira o álbum Take a Look; lançado em 1993 pelo selo Elektra, o disco é todo muito bom. Destacaremos hoje as interpretações de Miss Cole para It´s Sand Man (Ed Lewis, Jon Hendricks e Dave Lambert) e All About Love (Bill Dana e Robert Arthur). Acompanharam a belíssima voz de Natalie Cole Alan Broadbent – piano, Jim Hughart – contrabaixo, John Chiodoni – guitarra, Jeff Hamilton – bateria e Pete Christlieb – saxofone.

Jean “Toots” Thielemans é um músico muito especial. Belga de nascimento transformou-se em um músico universal. Reconhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes da harmônica, é referência do instrumento na cena jazz. Entretanto poucos sabem que seu instrumento original é a guitarra, que tocou durante anos no quinteto do pianista inglês George Shearing. Apresentaremos no programa de hoje o álbum Man Bites Harmônica, que marca sua estréia como líder na cena estadunidense do jazz. Lançado originalmente pelo selo Riverside em 1958, o disco apresenta oito faixas dentre as quais escolhemos 18th Century Ballroom (Ray Bryant) e East of The Sun (Brooks Bowman). Participaram do encontro Peper Adams – sax barítono, Kenny Drew – piano, Wilbur Ware – contrabaixo e Art Taylor – bateria.

Toots Thielemans ainda garoto no início da brilhante carreira
Após o intervalo você vai ouvir as homenagens que o saxofonista Joe Henderson fez a duas das maiores figuras da música do século XX: Miles Davis e Antonio Carlos Jobim. No início da década de 90 Joe Henderson gravou os discos mais significativos de sua carreira; dentre eles So Near So Far em homenagem ao trompetista e Double Rainbow, uma homenagem ao nosso maestro soberano. Os dois discos são espetaculares e valem uma audição completa. Selecionamos para você So Near So Far (Tommy Crombie e Benny Green), onde Joe Henderson foi acompanhado por Joe Scofield – guitarra, Dave Holland – contrabaixo e Al Foster – bateria. Do repertório do compositor brasileiro escolhemos No More Blues ou Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) que foi executada por Joe Henderson – sax tenor, Herbie Hancock – piano, Christian McBride – contrabaixo e Jack DeJohnette – bateria. Os dois CDs foram lançados pelo selo Verve, o primeiro em 1993 e o outro em 1995.

O programa segue com mais um momento especial. Tocaremos no quarto bloco o álbum Trumpet Evolution do trompetista cubano Arturo Sandoval. Gravado em 2003 para o selo Crescent Moon o disco é um tributo que o Señor Sandoval presta a 19 trompetistas que marcaram a linha evolutiva do jazz. Começa com Dipper Mouth Blues, tributo a King Oliver e termina com Later para Wynton Marsalis; mas praticamente todos os nomes que se destacaram no instrumento são lembrados. Escolhemos para tocar no programa as faixas Concerto for Cootie (Duke Ellington) e I Can´t Get Started (Ira Gershwin e Vernon Duke). A primeira é uma homenagem a Charles “Cootie” Willians e a segunda a Bunny Berigan, dois trompetistas não muito lembrados no dias de hoje, mas que deixaram sua marca na historia do jazz.

Capa do álbum Trumpet Evolution
Para encerrar o programa uma brincadeirinha legal. Tocaremos duas versões de A Night In Tunisia (Dizzy Gilespie e Frank Paparelli). Ouviremos inicialmente uma versão cantada por Bobby McFerrin com letras de Jon Hendricks e na sequência umas das versões clássicas: a gravação ao vivo feita em 1953 no Birdland com o grupo que formaria a primeira versão do Jazz Messengers. Tocaram Clifford Brown – trompete, Lou Donaldson – sax alto, Horace Silver – piano, Curly Russel – contrabaixo e Art Blakey – bateria. Na versão vocal, acompanham o Bobby McFerrin as vozes do grupo Manhatan Transfer.

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário