Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Programa de 02 de dezembro de 2010

Iniciamos o programa com um disco bastante importante para a história do jazz: o álbum Horace Silver and the Jazz Mensagers. E por que o disco é tão importante? Vários motivos: é a primeira gravação onde o talento do então novato pianista de ascendência cabo verdiana mostrava de forma plena seus talentos, tanto de compositor como de executante. Outra razão foi que, a pedido de Mr. Silver Art Blakey colocou em prática a idéia de criar um conjunto chamado Jazz Mensagers. Este nome passaria a ser utilizado pelo baterista em inúmeras formações nas décadas seguintes, quase todas elas de altíssima importância na história do jazz. E, além de tudo, o disco é bom – muito bom!

Disco histórico!
Das oito faixas que o CD lançado em 2004 pelo selo Blue Note apresenta, selecionamos duas composições de Horace Silver: The Preacher e Creepin´ in. Os mensageiros do jazz nesta gravação foram: Kenny Dorhan – trompete, Hank Mobley – sax tenor, Doug Watkins – contrabaixo, Horace Silver – piano e Art Blakey – bateria.

Na sequencia do programa apresentamos o álbum Guitarrist do, claro, guitarrista Kevin Eubanks. Lançado originalmente em 1983 pelo selo Elektra, o disco reúne quase todo o clã musical Eubanks; temos Robin Eubanks – trombone, Charles Eubanks – piano, David Eubanks – contrabaixo. Além da família, tocaram no disco Ralph Moore – sax tenor, Roy Haynes – bateria. Destacamos do CD as faixas Untitle Shape (K. Eubanks) e Blue in Green (Miles Davis e Bill Evans). Vale lembrar que o Kevin Eubanks é sobrinho do grande pianista e compositor Ray Bryant. Talento na família não falta!

Após o intervalo, o destaque para o registro do encontro de um grande nome do passado, o pianista britânico George Shearing com um dos favoritos do momento, o guitarrista John Pizzarelli. O álbum chama-se, apropriadamente, The Rare Delight of You; foi lançado em 2002 pelo selo Telarc. Uma delícia escutar o quinteto de Mr. Shearing acompanhando a voz e a guitarra de Mr. Pizzarelli. Selecionamos três canções para você ouvir: Be Carefull, It´s My Heart (Irving Berlin), Shine on your Shoes (Arthur Schwartz, Howard Dietz) e Lulu´s Back in Town (Harry Waren e Al Dubin). Compõem o quinteto Ted Piltzecker – xilofone, Red Schwager – guitarra, Neil Swaison – contrabaixo, Dennis Mackrel – bateria. Vale observar que a capa do CD paga tributo a um outro álbum muito importante de George Shearing: Nat King Cole Sings George Shearing Plays que, em breve, apresentaremos no programa.


Um prazer raro ouvir a música de George Shearing e John Pizzarelli
O baterista Bob Kaufman é participante ativo da cena jazz desde a década de 60. Professor de percussão no Berklee College of Music em Boston é respeitadíssimo nos circuitos musicais e acadêmicos no nordeste dos EUA. O álbum Worlds Together reúne um quinteto liderado por Kaufman que conta com a participação de Jerry Bergonzi – e Bill Pierce – sax tenor e os brasileiros Sizão Machado – contrabaixo e Lupa Santiago – guitarra. O álbum foi gravado em 2007 nos Estados Unidos e lançado no Brasil pelo selo Tratore. Destacamos as faixas Hogh Tied e Wrong – ambas de Bob Kaufman.

E para encerrar, programamos o grupo do trombonista Jimmy Bosh com uma versão em latina do clássico de Wayne Shorter Speak No Evil. A faixa faz parte do álbum Salsa Dura, lançado em 1999 pelo selo Ryko Latino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário