Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Programa de 28 de dezembro de 2010


E no começo eram as Big Bands...

Se você for ler sobre as origens do jazz, encontrará várias versões que convergem do blues para as bandas de Nova Orleans, o jazz negro de Chicago, as bandas brancas de dixieland e o som de Kansas City. O movimento segue mais ou menos esta espinha dorsal para desembocar na chamada "Era do Jazz" que compreende o final da década de 20 e o início da próxima. Depressão econômica, desemprego em massa, lei seca, miséria; tudo isso compensado pela música maravilhosa que tocava (ao vivo!) em rádios de todo o território dos EUA. Foi a época das Big Bands. A gloriosa época das Big Bands! Nomes como Benny Goodman, Jimmy Dorsey, Glen Miller, Cab Calloway, Artie Shaw, Duke Ellington eram então extremamente populares.

No programa desta terça-feira prestaremos um tributo a esses grupos que alegraram o coração não só dos estadunidenses, mas de homens e mulheres de todo planeta. Não ficaremos, porém, restritos às orquestras da década de 30. Nesta edição do programa faremos um passeio de setenta anos pelo som das Big Bands.

Orquestra de Artie Shaw
E para começar você vai ouvir um clássico: The Mooche, composição de Duke Ellington com a orquestra do autor. A gravação é da década de 40. Completando o bloco apresentaremos Upswing com a Dave Holand Big Band. O álbum What Goes Around foi lançado m 2002 pelo selo alemão ECM.

 
Selo do disco que apresentava a primeira versão gravada de "The Mooche", em 1928
 No segundo bloco tocaremos inicialmente Highise Riff com o grupo liderado pelo trompetista Wynton Marsalis. A faixa está no álbum Citi Movement que foi lançado pelo selo Columbia em 1991. Completando bloco teremos a orquestra de Stan Kenton apresentando Intermission Riff do álbum Kenton in HiFi, gravado em 1956.

Se você ficou se perguntando o que riff, segue aí a definição daWikipedia: “Riff é uma progressão de acordes, intervalos ou notas musicais, que são repetidas no contexto de uma música, formando a base ou acompanhamento. Riffs geralmente formam a base harmônica de músicas de jazz, blues e rock.”

Depois do intervalo, você ouvirá outra orquestra clássica: a Count Basie Orchestra. Com o grande Joe Willians servindo de crooner, tocaremos Every Day I Have The Blues – faixa do álbum Count Basie Swings, Joe Williams Sings, gravado em 1956. Na sequência, a gravação de Isothope feita para o sensacional álbum Joe Henderson Big Band, lançado pelo selo Verve em 1996.



A foto que registra a gravação da faixa "Everyday I Have The Blues"
E para encerrar este tributo às big bands de todos os tempos apresentaremos no último bloco do programa Fables of Faubus, faixa do álbum Mingus Ah Um do genial contrabaixista Charles Mingus. A sessão foi gravada em 1959 para o selo Columbia Jazz. E encerraremos o programa com outro gênio do jazz: o pianista, maestro, compositor e arranjador Gil Evans. Do seu álbum Out of The Cool, você ouvirá o tema Stratophunk. Selo GRP, 1960.

Por hoje é isto! No programa de quinta-feira teremos mais big bands para você começar a comemorar a passagem de ano com música boa e animada. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário