Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Programas de 30 de outubro de 2010

O programa iniciou com a apresentação do álbum Airmail Special do baterista estadunidense, radicado na Suíça, Ken Wood. Do álbum gravado em Lausane em 2006, destacamos os temas Tipsy (Edgard Battle Eddie Durham) e Have You Meet Miss Georgia Brown? (Ben Bernie, Kenneth Casey e Maceo Pinkard). O octeto que se apresenta no CD foi formado por Philippe Cornaz – vibrafone, Michel Thévoz, Bernard Dossin e Marco Neri – guitarras, Jacques Ducrot, sax alto, Christian Gavillet – clarinete e sax tenor, Alexandre Huber – teclados, Lucien Neumann – contrabaixo e Ken Wood – bateria.

Na sequencia apresentamos o disco Rush Hour do saxofonista Joe Lovano. Gravado entre abril e junho de 1994 para o selo Blue Note, o álbum tem como destaque o trabalho do maestro Günter Schüller nos arranjos e condução da orquestra que acompanha o grupo de Joe Lovano. Das 13 faixas do CD, destacamos dois clássicos: Crepuscule with Nelie (Thelonious Monk) e Prelude to a Kiss (Duke Ellington).

Dinah Shore é uma das personalidades mais marcantes do cenário jazzístico dos EUA na segunda metade do século XX. Cantora, atriz, apresentadora de programas de rádio e de TV; neste veículo teve um programa que ficou mais de QUATRO DÉCADAS no ar; e isto num tempo que não havia TV a cabo... Ah! Ganhou 10 Grammys. Infelizmente anda meio esquecido, mas aqui no programa sempre há espaço para os grandes talentos, conforme você conferiu nas faixas Candy (David, Kramer e Whitney) e Body and Soul (Green, Heyman e Sour).
Dinah Shore em seu programa de TV
A segunda metade do programa começou com registro do encontro entre os saxofonistas Charlie Mariano e Sadao Watanabe. O álbum gravado em 1967 chama-se Nabesada & Charlie. Infelizmente não tenho muitas informações técnicas sobre o excelente encontro musical do qual destacamos as faixas Comin´ Home Baby (Ben Tucker) e One Note Samba (Samba de Uma Nota Só) (Tom Jobim e Newton Mendonça). O CD foi lançado no Brasil pelo selo Movieplay em 1992.

O álbum What is There to Say? foi gravado pelo quinteto do saxofonista Gerry Mulligan em Nova Iorque na virada de 1958 para 1959. Escolhemos para você ouvir os temas As Catch Can e Festive Minor ambas de Mr. Mulligan. Acompanharam o saxofonista os músicos Art Farmer - trompete, Bill Crow - contrabaixo e Dave Bailey - bateria. lançamento Columbia Jazz.


Foto da contra capa do CD What is There to Say? do barítono Gerry Mulligan
E encerramos o programa com o grupo cubano Mamborama. Tocamos o tema de pegada bem latina És solo musica. A faixa faz parte do álbum Night of the Living Mambo, gravado para o selo Ahi Nama Music em 2006. Jazz caribenho é uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário