Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

20 de julho de 2012

Nesta edição não teremos convidados, mas as presenças musicais compensam a ausência.

E será de Dexter Gordon o bloco abre alas do programa desta quarta-feira. Um dos nomes mais conhecidos do jazz, começou a freqüentar a Cena Jazz ainda durante a era do bebop. Foi considerado como o principal expoente do sax tenor no período. Durante as quatro décadas seguintes, Mr. Gordon nos brindou com uma sonoridade facilmente reconhecível, muitos discos importantes e por um bom humor sempre presente.

Hey man! Where are you now, give me a call!
Com ele ouviremos os temas Ernie´s Tune e Soul Sister, ambos de sua autoria. As faixas fazem parte do álbum Dexter Calling..., lançado pelo selo Blue Note em 1961.

No bloco vocal teremos a presença da cantora Rachelle Ferrel apresentando os temas You Don't Know What Love Is (G. De Paul & D. Raye) e You Send Me (I.C.Cooke), ambos presentes no CD First Instrument, Blue Note 1995. Acompanharam Miss Ferrel nas gravações Alex Foster – sax soprano, Eddie Green – piano, Tyrone Brown – contrabaixo e Doug Nally – bateria. Grande cantora!

Ted Rosenthal é um pianista com a pegada do jazz contemporâneo. Ganhou notoriedade ao ganhar a segunda edição do Thelonious Monk International Piano Competition em 1998; a partir do prêmio sua carreira deslanchou e atualmente ele tem uma discografia de respeito onde se destaca o álbum que apresentaremos no programa de hoje: Images of Monk. Gravado em 1993, o CD homenageia justamente o genial pianista de Rocky Mountain, Carolina do Norte. No álbum encontramos 10 composições de Mr. Monk e mais uma parceria (póstuma, é claro!) entre o mestre e o aprendiz. Escolhemos a deliciosa Ruby, my dear e o medley de Trinkle, Tinkle e Panonica. O sexteto que gravou tinha Ted Rosenthal – piano, Brian Lynch – trompete, Dick Oatts – saxofones, Mark Feldman – violino, Scott Colley – contrabaixo e Marvin “Smitty” Smith – bateria. O disco foi lançado pelo pequeno selo The Jazz Aliance.

Ted Rosenthal a imagem do monge
Vale lembrar que Ted Rosenthal trabalhou como sideman com grandes nomes como Gerry Mulligan, Art Farmer, Lee Konitz e Phil Woods.

E para encerrar o programa, apresentaremos a inusitada UMO Jazz Orchestra. Inusitada porque é uma big band finlandesa! Apesar da origem parecer incomum, vale lembrar que os europeus em geral gostam muito de jazz e os nórdicos adoram!. Além disso, o som da orquestra é realmente muito bom. O disco Transit People tem oito faixas, sendo que apenas duas não são composições de membros da banda; e serão justamente as duas exceções que apresentaremos na edição de hoje: Afro-Blue (Mongo Santamaría) e Naima (John Coltrane). O lançamento no ano 2000 foi feito pelo selo Naxos Jazz.

Fica a promessa de apresentar os temas dos UMO em uma próxima edição do Cena Jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário