Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

sábado, 2 de julho de 2011

11 de julho de 2011

Voltando à blogesfera. A partir de hoje volto a publicar posts sobre o conteúdo dos programas que apresento.

Começamos nessa segunda com o Dave Brubeck que, além de músico genial, era também um globetroter. Adorava viajar e tocar sua música pelos lugares que visitava. Dessas andanças gravou uma série de discos que, em comum, tinham o título que começava com Jazz Impressions of... No programa de hoje apresentaremos o disco com as impressões de uma excursão pelo Japão.

Bela ilustração já dá a impressão japonesa do álbum
O álbum Dave Brubeck Quartet Jazz Impressions of Japan foi gravado em 1964, logo após o quarteto ter desembarcado do vôo transpacífico. Destacaremos os temas Rising Sun e Fujiyama, ambas as composições de Mr. Brubeck.

Nessa época o quarteto era composto por Dave Brubeck – piano, Paul Desmond – sax alto, Eugene Wright – contrabaixo e Joe Morello - bateria. O lançamento original e o relançamento em CD foram feitos pelo selo Columbia.

Se você perdeu o programa, pode escutar a faixa Fujiyama com lindas ilustrações japonesas no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=O1X8CvYAK-E


Em seguida tocaremos o álbum Look to the East com o Los Angeles Jazz Quartet. Lançado em 1997 pelo (infelizmente) finado selo Naxos Jazz o CD contém onze excelentes faixas de jazz com uma pegada bem contemporânea; difícil escolher... mas optamos pelas composições do baixista Darek Olesziewicz Reality e Getting Around.

Além de Mr. Olesziewicz participaram das gravações o guitarrista Larry Koonse, Chuck Manning no sax tenor e kevin Tullius na bateria.


Após o intervalo apresentaremos o álbum Escapade do flautista James Spaulding. Gravado em abril de 1999 e lançado em dezembro do mesmo ano, Escapade é uma mistura bem equilibrada de standards e composições de nomes como Dexter Gordon, Kenny Dorhan e Grant Green. Para o encontro Mr. Spaulding convidou o trompetista Don Sickler e uma cozinha da pesada: John Hicks - piano, Ray Drummond – contrabaixo e Kenny Washington – bateria. O álbum foi lançado pelo selo High Note e aproveite porque é bem raro.
Para o programa selecionamos os temas Cheese Cake (Dexter Gordon) e Grant´s Future (Grant Green). Na primeira, como seria de se esperar, Mr. Spaulding toca sax e no tema de Grant Green o destaque fica para a execução na flauta. Craque!

James Spaulding
E para encerrar o programa e dar um balanço na semana que inicia, no último bloco apresentaremos o CD Acid Samba do trombonista paulista Bocato. Lançado em 2001 o álbum é uma delícia na mistura que faz entre jazz e samba num groove pra lá de contemporâneo. Escolhemos os temas Acid Samba e Ilha Bela. A ótima banda contava com Bocato - trombone, Cláudio Faria - trompete, Marco Xabu - percussão, Marquinho Costa - bateria, Renato Bordon - baixo elétrico, Sérgio Boré - percussão, Tiago Costa- teclados.

É isto aí. Jazz do bom agora está na 97,1!

Nenhum comentário:

Postar um comentário