Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

18 de julho de 2011

O programa desta segunda-feira começa com Sonny Rollins. Um dos grandes do saxofone da década de 50, seu nome é o grande destaque da corrente pós bop. Algumas gerações de saxofonistas foram influenciadas pelo modo fluido de tocar, pelas inovações harmônicas, pela maneira relaxada de tocar as baladas. Vamos apresentar as faixas My one and only love (Guy Wood & Robert Mellin) do album The Standard Sonny Rollins e The night has a thousand eyes (Jerome Brainin & Buddy Bernier), lançada no LP What´s New?.

Puro estilo: Sonny Rollins!
A primeira faixa foi gravada em 1964 e contou com a participação de Mr. Rollins no sax tenor, Bob Cranshaw – contrabaixo, Mickey Roker – bateria e Herbie Hancock – piano. Em The night has a thousand eyes, que foi gravada em 1962, você ouvirá Collemans Hawkins – sax tenor, Bob Cranshaw – contrabaixo, Ben Riley – bateria, Jim Hall – guitarra e Paul Bley – piano. As edições originais foram lançadas pela RCA Victor.

O programa segue com o cantor favorito de Woody Allen e de muito jornalista brasileiro que entende de música, entre eles o Ruy Castro. Trata-se do nova-iorquino Bobby Short, cantor de cabaré que fez do Cafe Carlyle sua base artística por décadas. E justamente do CD que registra a comemoração dos seus trinta anos no café do hotel localizado na Rua 76 em Nova Iorque apresentaremos as canções Guess Who's In Town (Andy Razaf), Just One of Those Things (Cole Porter) e Moten Swing & You're Driving Me Crazy (Bernie & Ira Moten). Esta última é uma instrumental para você conferis a categoria da orquestra que acompanhava Mr. Short. O CD chama-se Bobby Short and his orchestra Celebrating 30 Years at the Cafe Carlyle e foi lançado em 1997 pelo selo Telarc.

Bobby Short e a cidade que ele cantou.
Depois do intervalo vem à Cena Jazz o trabalho do trombonista Curtis Fuller. O álbum BLUES-ette, lançado em 1959 pelo selo Savoy, é considerado um dos destaques da carreira de Mr. Fuller. Com uma tranqüila pegada de hard bop, a música é ao mesmo tempo intensa e tranqüila; até porque intensidade não quer dizer tensão. Este álbum também é importante porque da reunião de Curtis Fuller com Benny Golson seria lançada a semente para o Jazztet, um dos grupos mais importantes dos anos 60. Selecionamos para você os temas Love Your Spell Is Everywhere (Elsie Janis & Edmund Goulding) e Five Spot After Dark (Benny Golson). O grupo da sessão foi formado por Curtis Fuller – trombone, Benny Golson – sax tenor, Tommy Flanagan – piano, Jimmy Garrison – contrabaixo e Al Harewood – bateria.

O filme Último Tango em Paris é um dos clássicos da filmografia dos anos 70. Na época de seu lançamento causou polêmica pelas cenas de sexo (fortes para os padrões da época...). Passados já quase quarenta anos, o que restou foi um grande e triste filme sobre a solidão em que se destacam o desespero do personagem de Marlon Brando, a beleza rebelde de Maria Schneider, a fotografia perfeita e uma trilha sonora espetacular. A música composta pelo saxofonista argentino Gato Barbieri é impregnada das emoções que o filme apresenta. E olha que são muitas! Apresentaremos para você os temas Why Did She Choose You e Last Tango in Paris – Jazz Waltz.

Um último tango!
Se você nunca assistiu ao filme corra a uma locadora, porque quem já assistiu já está indo alugar a “fita”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário