Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Programa de 18 de novembro de 2010

Para abrir o programa desta quinta-feira escolhemos o disco Midnight Blue do guitarrista estadunidense Kenny Burrel. O álbum é considerado um dos mais importantes da carreira do nativo de Detroit e tem, como o nome declara, uma pegada bem bluesy com a banda trabalhando "as matizes mais sutis e mais profundas do blues, combinando grooves fortes com um sentimento de reflexão da meia noite". O grupo liderado por Mr. Burrel contou com Stanley Turrentine - sax tenor, Major Holley Jr. - contrabaixo, Bill English - bateria e Ray Barreto - congas. Gravado em abril de 1967 para o selo Blue Note, a versão em CD apresenta nove faixas, das quais destacaremos os temas Saturday Night Blues (K. Burrel) e Mule (Major Holley Jr. e K. Burrel).

Kenny Burrel
No segundo bloco do programa levaremos o trabalho pouco conhecido no Brasil de dois grupos: inicialmente o Brian Patneaude Quintet e, em seguida, o Anders Westfall Trio.

Formado em 2002, o quinteto do saxofonista Brian Patneaude é atualmente uma das bandas de jazz mais ativas na cena jazz de Nova Iorque. Sua música mescla vários estilos de jazz moderno, com melodias acessíveis e texturas harmônicas. O grupo é composto por Brian Patneaude - sax tenor, George Muscatello - guitarra, Mike DelPrete - contrabaixo, Danny Whelchel - bateria e Dave Payette - piano. Ouviremos com eles o tema Release que faz parte do álbum Distance, que foi lançado em 2005.

A seguir você ouvirá o trio do guitarrista dinamarquês Anders Westfall. Acompanhado por Jasper Høiby - contrabaixo e Kalle Mathiesen - bateria, apresentaremos Westfall tocando o tema Another You. A faixa faz parte do CD Live at the K2 que foi gravado ao vivo no Festival de Jazz de Copenhagen em 2008 para o selo Mecca.

Após o intervalo abriremos espaço para uma das queridinhas do jazz contemporâneo: a contrabaixista e cantora Esperanza Spalding. Nascida em Portland - noroeste do EUA - bem cedo foi reconhecida como um prodígio na execução do contrabaixo acústico. E neste caso a palavra prodígio não é exagerada, visto que a moça com 19 anos era PROFESSORA na prestigiada Berklee College of Music em Boston!
Tendo trabalhado com nomes como Joe Lovano, Patti Austin, Charlie Haden, Regina Carter, Pat Metheny, entre outros, Miss Spalding lançou até agora três trabalhos solo; dois dedicados ao jazz e um à música clássica. E é do seu segundo álbum, chamado Esperanza, que apresentaremos as faixas I adore you e I know you know ambas de sua autoria. Preste atenção na influência da MPB na maneira de Esperanza cantar, principalmente no segundo tema.
Em I adore you você escutará Leo Genovese- piano, Jamey Haddad - percussão e Otis Brown - bateria. Em I know you know teremos o mesmo grupo com exceção de que Horácio "El Negro" Hernadez assume a bateria. O CD Esperanza foi lançado em 2008 pelo selo HeadsUp.

Esperanza Spalding, e ainda por cima a moça é bonitinha...
E encerraremos esta edição do Nas Trilhas do Jazz com um grande artista da terra: o guitarrista curitibano Pollaco. Membro da ilustre família Oliva, que tantas coisas boas já fez pela música em nossa cidade, Pollaco estudou música no Brasil com nomes como Paulo Bellinati e Roberto Sion; nos EUA, enquanto cursava o GIT (Musician´s Institute) em Los Angeles teve aulas com, nada mais nada menos, Joe Pass e Scott Henderson. Também estudou contraponto e composição com o maestro Moacir Santos!

Em sua carreira Pollaco tocou com grandes nomes com Tal Farlow, Airto Moreira, Roberto Menescal, Mauro Senise, Nailor Proveta e Robertinho Silva só para falar em gênios da música.

O guitarrista curitibano Pollaco que teve as primeiras lições
de violão com seu irmão, o compositor José Oliva.
O trabalho de Pollaco que iremos apresentar está presente no álbum Outono. Lançado pela Cema Records, o CD reúne composições do período compreendido entre os anos 1984 e 2004. As doze faixas do disco apresentam a evolução de um artista em permanente desenvolvimento; destacaremos Nova e Outono, ambas de Pollaco. O disco é recheado de participações especiais como Nailor Proveta, Helinho Brandão, Walmyr Gil, François Lima, entre outros, que complementam o excelente trabalho feito por Fernando Gualberto - contrabaixo, Ricardo Mosca - bateria que formam o núcleo da Pollaco & Cia.

Capa do CD Outono da Pollaco & Cia
Mais informações sobre este grande músico curitibano você encontra no site: http://www.pollaco.com/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário