Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Programa de 26 de agosto de 2010

Para iniciar o programa o apresentaremos o trabalho do guitarrista Wes Montgomery. Considerado por muita gente boa uma com um dos maiores guitarristas de todos os tempos, John Leslie "Wes" Montgomery forma com Django Reinhardt e Charlie Christian o trio fundamental da guitarra no jazz. Tudo o que você imagina do estilo jazz guitar passa pelas mãos de Mr. Montgomery.


Wes Montgomery
Seus trabalhos mais conhecidos são os álbuns gravados em trio durante a década de 60, mas nesta edição do programa apresentaremos um disco gravado em 1957 chamado Fingerpickin´. Para a gravação Wes Montgomery se reuniu a seus irmãos Buddy – vibrafone e Monk – baixo elétrico, além de Freddie Hubbard – trompete, Alonzo Johnson – sax tenor, Wayman Atkinson – sax tenor, Joe Bradley – piano e Paul Parker – bateria. Você ouvirá os temas Billie´s Bounce (Charlie Parker) e Sound Carrier (Buddy Montgomery). O álbum foi lançado pelo selo Pacific Jazz.

O segundo bloco do programa reúne dois nomes importantes da cena jazz contemporânea: a cantora norte-americana Cassandra Wilson e o pianista franco-germânico Jacky Terrasson. O álbum Rendezvous foi gravado em Nova Iorque em janeiro de 1997 para o selo Blue Note. Tocaremos duas faixas Chan´s Song (Herbie Hancock) e Tea for Two (Vincent Youmans e Irving Caesar). A Cassandra Wilson participa apenas da primeira faixa e os demais músicos são Lonnie Plaxico – contrabaixo e Mino Cinelu – percussão.

O programa segue com o grupo brasileiro No Olho da Rua que é formado pelos músicos Gustavo Schainder – bateria, Paulo Rego – sax e flauta, Roberto Alves – teclado, Xandy Rocha – contrabaixo. Atuando desde 1997, eles se apresentam como “um quarteto de samba-jazz que leva pro olho da rua, além de suas próprias composições, a música de Villa-Lobos, Ary Barroso, Pixinguinha, Tom Jobim...”. Já com cinco CDs na praça, apresentaremos seu trabalho mais recente o CD, Experiência nº 12, que foi lançado em 2009. Você escutará os temas Tocando na toca (Xandy Rocha), Malta (Paulo Rego) – uma homenagem a Carlos Malta e Suburgringo (Paulo Rego).

Na minha modestíssima opinião, Charles Mingus faz parte do top five dos músicos de jazz. Contrabaixista acima da média, arranjador inspirado, maestro mais que competente e, acima de tudo, compositor originalíssimo Mr. Mingus marcou de maneira brilhante a cena do jazz por toda sua vida. Sua música, que conseguia ser de vanguarda sem nunca abandonar a tradição, buscava inspiração em fontes tão diversas, e ao mesmo tempo óbvias, como gospel e blues, jazz tradicional de Nova Orleans e música latina, swing e música clássica contemporânea sem esquecer, é claro, o be bop. Sua obra percorre, sempre de forma brilhante, desde o início da década de 40 até 1979, o ano de sua morte.


Charles Mingus, gênio da música
Apresentaremos para você nesta edição do programa o álbum Changes, volume One, lançado em 1975 pelo selo Atlantic Jazz. Escolhemos as faixas Remember Rockefeller at Attica (C. Mingus) e Devil Blues (C. Mingus, George Adams & Gate Mouth Brown).

Participaram das gravações George Adams – sax tenor, Jack Walrath – trompete, Don Pullen – piano, Dannie Richmond – bateria. George Adams é quem canta em Devil Blues.

A respeito da primeira faixa ela se refere ao massacre de prisioneiros negros na penitenciária de Attica no estado de Nova Iorque em 1971. A intervenção da polícia comandada pelo governador do Estado Nelson Rockefeller resultou na morte de 39 pessoas. No encarte do LP Nat Hentoff afirma “... mesmo quando o título da música surge depois dela ser composta, Mingus manda seu recado. Remember Rockefeller at Attica tinha inicialmente outro nome qualquer. ‘Mas pense, Mingus dizia, eu tenho que dar títulos às minhas composições que façam as pessoas pensarem... Rockefeller é um homem muito perigoso’”.

Você pode ouvir o Nas Trilhas do Jazz no site http://www.lumenfm.com.br/ . O programa vai ao ar todas terças e quintas-feiras às dez da noite.

Jazz assim só na Lumen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário