Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Programa de 15 de julho de 2010

Hoje começaremos o programa com o CD Jazz Impressions of Japan do Dave Brubeck Quartet. Este álbum faz parte de uma série de discos Jazz Impressions que o grupo do Dave Brubeck gravou no final dos 50 e início dos 60. Temos o Jazz Impressions da Eurásia, de Nova Iorque, da América. O Jazz Impressions of Japan foi gravado em 1964 logo após o grupo voltar de uma excursão ao Japão e todas as canções retratam a percepção pessoal do Dave Brubeck em relação ao país visitado. Nas palavras dele:

"Os temas desse álbum são impressões pessoais da viagem do Quarteto ao Japão durante a primavera de 1964. Ninguém numa visita breve pode ter a esperança de absorver e compreender tudo o que é estranho a si. Imagens e sons, exóticos em sua frescura, despertam os sentidos para uma nova consciência. A música que nós gravamos tenta converter esses momentos em impressões duráveis”. (Dave Brubeck, no encarte do álbum)

O álbum é bem interessante e, no encarte, o Dave Brubeck explica a inspiração em cada uma das composições. Vamos tocar: Ozaka Blues e Koto Song. No disco o quarteto está com sua formação mais clássica: Dave Brubeck no piano, Paul Desmond no sax alto, Eugene Wright no contra baixo e Joe Morello na bateria. O lançamento foi do selo Columbia Jazz.

O programa segue com o álbum Around Midnight da cantora Julie London. Lançamento do selo Capitol em 1960 é um disco típico da cantora: repertório impecável em grandes arranjos. O disco tem outro aspecto bastante comum no trabalho da Julie London: as capas são sensacionais, conforme você pode conferir.



Desse álbum selecionamos: Black Coffee (Burke & Webster), Misty (Gardner e Burke) e But not for me (Gershwin Bros.). Mas o disco inteiro é ótimo, vamos programar mais em breve.

Depois do intervalo voltamos com o momento do Clube do Jazz. Hoje destacaremos o encontro do saxofonista Stan Getz com o trio do pianista Bill Evans (Eddie Gomez no contrabaixo e Marty Morell na bateria). O disco é de 1974 e foi lançado pelo selo Milestone. Vamos tocar a faixa Stan´s Blues, que é uma composição do próprio Stan Getz.

Na seqüência do Clube do Jazz você vai ouvir a deliciosa Willow weeps for me (Ronell) com o Modern Jazz Quartet. É do álbum Fontessa gravado em Janeiro de 1956. O MJQ era formado por John Lewis no piano, Milt Jackson no vibrafone, Connie Kay na bateria e Percy Heath no contrabaixo.

Sempre lembrando que o Clube do Jazz é uma proposta de reunir pessoas que gostam de jazz no ambiente muito bacana do Full Jazz Bar.

O programa segue com mais um vibrafonista (ou xilofonista): Lionel Hampton. Vamos ouvir dois clássicos: Body and Soul (Green, Heyman, Sour, Eyton) e The man I love (Gershwin Bros.). Os temas fazem parte do álbum The genius of Lionel Hampton de 1955. Acompanham Mr. Hampton Teddy Wilson no piano e Gene Krupa na bateria.

E no último bloco um grupo liderado pelo Chick Corea faz uma homenagem ao grande Bud Powell. A faixa escolhida foi Willow Grove que é uma composição do próprio Bud Powell. O CD se chama Chick Corea & Friends Remembering Bud Powell. Os friends são um timaço de músicos da geração dos Young Lions: Roy Haynes na bateria, Kenny Garrett – sax alto, Joshua Redman – sax tenor, Christian McBride – contrabaixo, Wallace Roney – trompete.

Se você quiser entrar em contato com produção do programa escreva para jazzlumen@bol.com.br

O programa Nas trilhas do jazz é exibido toda terça e toda quinta a partir das 10 da noite na Lumen FM de Curitiba (99,5). Você também pode ouvir o programa pela internet no endereço http://www.lumenfm.com.br/

O programa vai ao ar com apoio do FULL JAZZ HOTEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário