Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Programa de 28 de setembro de 2010

Um dos maiores músicos da segunda metade do século XX, o saxofonista Wayne Shorter acabou de completar 77 anos. Continua em plena atividade fazendo música da maior qualidade. Nessa terça-feira vamos tocar seu álbum Night Dreamer, gravado para o selo Blue Note em abril de 1964. Com a participação de Lee Morgan – trompete, McCoy Tyner – piano, Reggie Workman – contrabaixo e Elvin Jones – bateria, Mr. Shorter gravou suas composições Oriental Folk Song e Virgo que abrem programa.

Na seqüencia apresentaremos o álbum The Natural Soul do saxofonista Lou Donaldson. O disco foi gravado em 1962 para o selo Blue Note e tem como grande destaque a participação do organista John Patton que acaba estabelecendo o clima do disco. Você vai poder conferir os temas Nice´n´greasy (Johnny Acea) e Spaceman Twist (L. Donaldson). Ouviremos Grant Green – guitarra, Tommy Turrentine – trompete, Ben Dixon – bateria, John Patton – oirgão e Lou Donaldson – sax alto.

Depois do intervalo o destaque vai para dois dos maiores nomes da música do século XX: Ella Fitzgerald e Duke Ellington. Os dois fizeram em fevereiro de 1996 um concerto histórico em Estocolmo que felizmente foi gravado e lançado em disco. O album chama-se The Stockholm Concert e foi lançado pelo selo Jazz World. Apresentaremos para você as canções Satin Doll (Duke Ellington, Billy Strayhorn & Johnny Mercer) e Duke´s Place (Duke Ellington, Ruth Roberts, Bill Katz & Robert Thielle). A Duke Ellington Orchestra teve como destaques os músicos Paul Gonsalves e Johnny Hodges – saxophones, Cat Anderson e Coottie Willians – trompetes, Lawrence brown – trombone John Lamb – contrabaixo, Sam Woodyard – bateria e, claro, o piano do Duque.

A rainha canta e o duque se delicia.

O trompetista Walmir Gil é conhecido dos aficionados da música instrumental brasileira como um dos integrantes da gloriosa Banda Mantiqueira. Os que gostam de música popular de qualidade já devem tê-lo ouvido, sem saber, acompanhando nomes como Djavan, Gal Costa e Rosa Passos. Vamos tocar no programa seu, até onde sei, único CD como líder. Trata-se do álbum Passaporte, gravado em São Paulo e Londres no ano de 2005. Passaporte é um álbum interessante já a partir da temática toda ela centrada em uma viagem de avião; temas como “Departure time”, “Departure time”, “The return” nos levam a um vôo intercontinental. A música também conforme você vai poder conferir ouvindo as faixas “Take off” e “Final approach”. Ambas as faixas são do inglês Chris Wells que também produziu o disco e toco bateria, percussão e contrabaixo. Além de Walmir tocando trompete e flugel temos a participação do guitarrista brasileiro Swami Jr. O lançamento no Brasil ficou por conta do selo Trattore.

Walmir Gil: gente boa da melhor qualidade e, de quebra, um grande músico
No último bloco do programa você ouvirá o trabalho de estréia do saxofonista Chistopher Hollyday. Gravado em 1989 para o selo Novus conta com participação de um belo grupo de músicos: Wallace Rooney – trompete, Cedar Walton – piano, David Willians – contrabaixo, Billy Higgins – bateria e o sax alto do líder. Tocaremos os temas Bloomdido (Charlie Parker) e This is always (Mack Gordon & Harry Warren).

Você pode ouvir o programa pela Internet no endereço http://www.jazzlumen.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário