Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Programa de 07 de dezembro de 2010

O programa de hoje começa com tempero bem latino. Tocaremos duas faixas do álbum My Summertime do percussionista portorriquenho Ray Barreto. O disco foi gravado em 1995 em Nova Iorque para o selo Bel e apresenta uma série de temas recorrentes do repertório jazzístico com a típica pegada da música caribenha. Escolhemos dois clássicos: Autumn Leaves (Joseph Kosma e Jacques Prévert) e Summertime (Du Boise Hayward, Ira Gershwin e George Gershwin). Acompanharam Ray Barreto nas gravações Hector Martignon – piano, Michael Phillip Mossman – trompete, Adam Kolker – sax tenor e soprano, Jairo Moreno – contrabaixo e Vince Cherico – bateria.

Ray Barreto quebrando tudo
Ainda no clima latino trazemos o saxofonista Wayne Shorter tocando suas composições El Gaucho e, em seguida, Footsprints. As duas faixas fazem parte do álbum Adam´s Apple, gravado em 1966 pelo selo Blue Note. Nesta época Mr. Shorter fazia parte do célebre quinteto de Miles Davis, mas levava um trabalho paralelo que resultou em grandes discos. A “Maçã de Adão” foi gravada em quarteto com a participação de Herbie Hancock – piano, Reggie Workman – contrabaixo e Joe Chambers – bateria.

Lennie Tristano é pouco lembrado nos dias de hoje. Cego desde a infância, o descendente de italianos nascido em Chicago foi um dos grandes pianistas da década de 50. Ainda hoje é reconhecido como um grande inovador das técnicas de piano no jazz e também como grande improvisador. Apresentaremos no programa de hoje os standards All The Things You Are (Jerome Kern e Oscar Hammerstein III) e These Foolish Things (Eric Maschwitz e Jack Strachey); duas faixas do álbum Lennie Tristano, lançado 1955 pelo selo Atlantic. Estiveram presentes nas gravações Lee Konitz – sax alto, Gene Ramey – contrabaixo e Art Taylor – bateria.

Lennie Tristano em foto do encarte do álbum que tocamos no programa
Também pouco lembrada aqui no Brasil é a cantora Nancy Wilson. Como a maioria das cantoras de jazz, Miss Wilson aprendeu a cantar em coros de igreja e escolas; sua carreira deslanchou quando em 1959, acatando um conselho do saxofonista Cannonball Aderley, ela mudou-se para Nova Iorque. Tornou-se então uma das grandes cantoras da segunda metade do século XX trafegando entre o jazz, o blues e o pop. Indiferente aos rótulos, ela gosta de definir-se como song stylist. Recentemente ganhou os Grammys de melhor desempenho vocal em jazz nos anos de 2005 e 2007. Nas trilhas do jazz de hoje, você ouvirá Nancy Wilson cantando as canções Call Me Irresponsible (Sammy Cahn e Jimmy Van Heusen) e Our Day Will Come (Bob Hilliard e Mort Garson). As faixa estão presentes no album triplo Nancy Wilson - The Capitol Recordings, 1960 - 1976.

O charme de Nancy Wilson, uma das maiores cantoras vivas do jazz
E para encerrar o programa no mesmo clima latino em que começamos, destacamos o grupo Manny Oquendo´s Libre apresentando a versão bem caribenha da composição de Freddie Hubbard Little Sunflowers. A faixa está presente no álbum Ritmo Sonido Y Estilo, lançado em 1994 pelo selo Montuno Records.

Nenhum comentário:

Postar um comentário