Pela Internet

Você pode ouvir o programa Cena Jazz pela Internet no endereço http://www.rtve.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Programa de 14 de dezembro de 2010

James Moody (1925-2010)
O blog Jazz Lumen e o programa Nas Trilhas do Jazz prestam tributo ao grande saxofonista James Moody. Como o programa de hoje foi gravado com antecedência, não tocaremos sua música. Em breve apresentaremos alguns álbuns de James Moody, mais um gigante do jazz que vai tocar na Big Band do Paraíso.

Quem presta um pouquinho de atenção ao jazz já ouviu o nome Marsalis. Provavelmente Wynton Marsalis; os mais informados conhecem o Branford Marsalis, os que são mesmo da praia do jazz já ouviram falar de Jason Marsalis e os realmente “tarados” por jazz até escutaram um disco do Delphayo Marsalis. Então... toda essa garotada descende do grande pianista de Nova Orleans Elis Marsalis. Pois papai Marsalis convidou seu filho saxofonista, o Branford, para gravar uma disco muito bacana: o álbum Loved Ones. São 14 faixas, todas elas com nomes de ou referências a mulheres. Temos Delilah, Maria, Angelica, Liza, Nancy e outras sempre homenageadas pelo duo. Escolhemos as deliciosas Louise (Leo Robin e Richard Whitling) – nessa apenas piano, e Lulu´s Back In Town (Al Dubin e Harry Warren) – com a dupla. O disco foi lançado pelo selo Columbia em 1996.

Miles Davis além de ser músico sensível e inovador genial foi também o criador de alguns dos maiores grupos da história do jazz. Seus dois quintetos – o da segunda metade da década de 50 e o da década de 60 marcaram a história da música do século XX. Em relação ao primeiro grupo, muita gente pensa que apenas os álbuns gravados para o selo Columbia (Round About Midnight e Kind of Blue – os dois mais importantes) foram os mais significativos. É importante lembrar que houve gravações anteriores que pertencem a qualquer antologia do jazz que se preze. Em apenas duas seções o grupo formado por Miles – trompete, John Coltrane – sax tenor, Red Garland – piano, Paul Chambers – contrabaixo e Philly Joe Jones – bateria gravou material para quatro álbuns sensacionais: Cookin´, Walkin´, Relaxin´ e Steamin´ with The Miles Davis Quintet; destacaremos este último no programa de hoje. Das seis faixas que compõem o disco, escolhemos as delicadas Diane (Erno Rappee e Lew Pollack) e When I Fall In Love (Victor Young e Edward Heyman). Enjoy it!


Capas dos quatro álbuns antológicos
O timbre de voz peculiar sempre foi a marca registrada da cantora e pianista Blosson Dearie. Cantora sensibilíssima, Miss Dearie foi grande destaque no mundo do jazz nos anos 50 e 60. Após uma prematura aposentadoria, ela voltou a apresentar em festivais e clubes estadunidenses e europeus até 2006. Faleceu no ano passado. No programa de hoje apresentaremos gravações suas do período em que morou em Paris, entre 1952 e 1954. Acompanhada do Blue Stars of France ouviremos Blosson Dearie apresentando uma versão em francês para Lullaby of Birdland (George Shearing e George David Weiss) e Tout Ma Joie (tradicional). O álbum Les Blue Stars foi gravado em 1954.

Blosson Dearie vale uma visita ao Youtube
Já estabelecido no circuito do jazz o xilofonista Bobby Hutcherson liderou uma ótima sessão de gravação para o selo Blue Note em 14 de julho de 1966. Reunido a Joe Henderson – sax tenor, McCoy Tyner – piano, Herbie Lewis – contrabaixo e Billy Higgins – bateria, gravou seis faixas que foram lançadas no álbum Stick-up! Escolhemos para você os temas 8/4 Beat e Summer Nights ambas de Mr. Hutcherson.

E para convidá-lo para o programa de quinta-feira finalizamos a edição de hoje com o flautista Paul Horn apresentando o tema Mr. Bond. Outras faixas do álbum Something Blue você escutará no próximo programa! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário